Número total de visualizações de páginas

sábado, dezembro 4

Conferência Brasileiros no Exterior

Rio de Janeiro – Para saber como vivem os brasileiros no exterior, o Ministérios das Relações Exteriores (MRE) promove desde ontem (2) a 3ª Conferência Brasileiros no Mundo, na capital fluminense. Entre os participantes, o MRE convidou cerca de 200 pessoas que moram fora do país. Atualmente, cerca de três milhões de brasileiros vivem no exterior.A abertura solene ocorre às 10h desta sexta-feira, com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Celso Amorim. Na ocasião, tomarão posse os 16 membros titulares do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE), escolhidos pela comunidade brasileira no exterior em processo de votação organizado pelo Itamaraty.De acordo com o subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, o embaixador Eduardo Gradilone, a conferência tem o objetivo de levantar os principais problemas enfrentados pelos brasileiros, entre eles a questão da ilegalidade.
“Nós temos um grande problema que é a irregularidade migratória. Então, muitos brasileiros não constam nas estatísticas e têm medo de se expor, e, às vezes, nós não podemos ajudá-los porque eles têm temor de ter seus nomes denunciados às autoridades migratórias”, disse.
Gradilone disse ainda que a conferência também pode oferecer ao MRE informações para que se implantem medidas de apoio àqueles que enfrentam alguma dificuldade no país onde moram. “Temos também toda uma vertente de atuação no ministério na criação de redes de apoio a brasileiros vítimas de violência, exploração trabalhista, preconceito, recrutamento, prostituição, uma variedade muito grande de reivindicações e problemas específicos que estarão sendo debatidos aqui na conferência”, disse.


Fonte: Agência Brasil

2 comentários:

Renata Silveira disse...

Interessamos verdadeiramente?... Ou esta é mais uma medida para inglês ver?!

A notícia da agência Brasil acima refere-se a um encontro que teve início na passada sexta, no Rio de Janeiro, para o qual houve convites e desconvites e o critério de seleção desta representatividade dos brasileiros que vivem no exterior são ainda muito obscuros para os padrões democráticos e imparciais que entendo que devem existir para a transparência das instituições/pessoas envolvidas.

Foram convidados (e enviados?!) três representantes de brasileiros residentes no centro de Portugal (LX) e nenhum do Norte.

Houve gente convidada que não tem nenhum trabalho relevante junto à associações... houve convidados que não tiveram como viajar, pois o "suporte" para a viagem não chegou para todos...

Se juntarmos isto à baixa participação dos brasileiros residentes em Portugal, e em Lisboa, nas eleições para o Conselho de Representantes no Exterior, resta-nos questionar onde está a verdadeira representatividade da quinta maior "colônia" brasileira fora do país, mas que contou com apenas e pouco mais de 340 votos e não elegeu nenhum representante na zona da Europa.

São estas e outras qustões que pairam e "assombram" os que trabalham diaria e diretamente com os brasileiros "reais" no exerior.

rosilda disse...

diante do quadro exposto,quase ouso dizer que a partilha da lingua é um elemento dissuasor. A Espanha elegeu um representante. O Reino unido elegeu dois representantes. E nós que dizemos sempre que estamos em casa, que vivemos num país irmão, nem sequer nos interessamos em ir votar.E depois cobramos apoio a quem?

Enviar um comentário

 
Copyright 2009 AMB Magazine. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan