Número total de visualizações de páginas

PROJETOS


“A Associação Mais Brasil, informa que o Projecto “Reclusão Feminina”, desenvolvido no Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo,  desde 2008, terá no decorrer deste ano, nova “roupagem”. O Projecto agora denominado “Tocando em Frente”, mantêm os pressupostos anteriores e pretende ainda implementarações de auto-cuidado, educação e cidadania que levem a mudanças de atitudes e valores; a reeducação afectiva, para uma resposta social e emocional mais adaptativa; a valorização das características positivas e saudáveis, no sentido de reforçar o auto-conceito e a auto-estima; desenvolvimento de novas capacidades, através das “oficinas de artesanato” e o acolhimento e resolução de conflitos, inerentes ao processo de reclusão”

Convidamos os Associados e a população em geral, para prestarem o seu contributo ao projeto, facultando donativos como roupas, sapatos, material de escritório e desenho ou outros bens essenciais.

“Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz”

Almir Sater


31/01/2013




"Reclusão Feminina Brasileira em Portugal: para uma manutenção dos princípios de cidadania e identidade Cultural"

Local onde se realiza: Matosinhos / Santa Cruz do Bispo / Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo
Descrição da Atividade: Promoção de ações sócio-educativas, psico-afetivas, profissionalizantes e culturais.
Diagnóstico de Necessidades: A população estrangeira, proveniente da Europa, África e América do Sul, representa um importante número de reclusas em Portugal. Dentro deste universo, constata-se que o motivo predominante para a reclusão é o fato destas mulheres assumirem as funções de “mulas” ou de “correios de droga”, na tentativa de entrar no País, carregando consigo entorpecentes. Ao chagarem ao aeroporto, logo são detidas pela Polícia. Grande parte relata ter aceitado este desafio, na tentativa de conseguir fundo mometário para o sustento da família. Depois de detidas, passam a enviar ao agregado familiar, algum dinheiro que conseguem com as tarefas laborais realizadas dentro do Estabelecimento Prisional, sem que a família suspeite, da sua verdadeira condição. Geralmente cumprem as “pena” sozinhas em Portugal, sem uma rede de apoio psico-social, até retornarem ao País de origem.
Objectivos: O objetivo geral deste projeto é criar condições para a manutenção dos princípios de Cidadania e Identidade Cultural, às reclusas brasileiras no Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo, em contribuição a sua reinserção social; 2. Os objectivos específicos são: Implantar acções de auto-cuidado, educação e cidadania que levem a mudanças de atitudes e valores; Reeducação afetiva (conscientização dos motivos que as levaram/levam a ter determinados comportamentos ou sintomas); Ventilação dos sentimentos (perda de vínculos afetivos e sociais, cidadania, choque cultural, cárcere, etc.); Valorização das características positivas e saudáveis, no sentido de reforçar o auto-conceito e a auto-estima, na busca de resoluções mais adaptativas; Desenvolvimento de novas capacidades, através das “oficinas de artesanato”; Compreensão e resolução de conflitos, inerentes ao processo de reclusão; Projeção para o futuro, estabelecimento de metas, etc.
Periodicidade: 24 sessões/ano (2 sessões quinzenais) para o desenvolvimento das atividades sócio-educativas e psico-afetivas, incluindo as oficinas de artesanato.
Voluntários: Voluntários visitadores, que possam dar o seu contributo aos objetivos do projeto (músicos, contadores de histórias, cantores, terapeutas corporais, médicos, etc.)

Responsável : Drª Ana Cristina Saladrigas






 
Copyright 2009 AMB Magazine. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan