Número total de visualizações de páginas

terça-feira, julho 27

Brasileiros: quantos somos pelo mundo?


No próximo domingo, 1 de Agosto, tem início o Censo Demográfico 2010. São cerca de 190 mil recenseadores, munidos de computadores de mão, que estarão responsáveis por recolher, porta à porta, os dados que refletirão o mapa socio-económico do Brasil.

Este será o primeiro censo do século 21. O último censo demográfico data do ano 2000 e nesta última década muita coisa mudou. No entanto, a grande novidade deste censo é que pela primeira vez na história do Brasil o Governo (IBGE) vai tentar aproximar os dados existentes sobre os brasileiros que vivem no exterior dos números reais.

A estimativa mais consistente e recente sobre estes dados foi feita em 2008 e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) computou 3.040.993 pessoas vivendo em 117 países nos quais existe representação diplomática brasileira. No entanto, até hoje este é um dado parcial, obtido principalmente pelos levantamentos oficiais das representações diplomáticas brasileiras no exterior e também pelas organizações não-governamentais.

No entanto, sabemos que nem todo brasileiro que está a residir no exterior é inscrito na representação diplomática mais próxima (no nosso caso, Consulados do Brasil no Porto e em Lisboa).

A Associação Mais Brasil esteve com a Cônsul-Geral do Brasil no Porto, Dra. Cláudia D'Angelo, em Abril deste ano, e foi-nos colocado o apelo para que todos os brasileiros residentes na área do grande Porto e Norte de Portugal fizessem a inscrição consular.

A importância desta inscrição consular reflete-se nas estimativas oficiais do real número de brasileiros residentes na área de jurisdição de cada representação diplomática brasileira. E como nem todo brasileiro se inscreve, as estatísticas ficam muito aquém da realidade.

A Cônsul-Geral referiu ainda que o Consulado Brasileiro não distingue imigrantes legais ou ilegais. Para o Consulado, espaço brasileiro soberano, todos os que lá entram são cidadãos brasileiros de pleno direito, não interessando ao Governo Brasileiro se estão regularizados ou não no país estangeiro.

Para obter dados mais aproximados da realidade, o Censo vai perguntar no questionário básico, se alguma pessoa que ali residia estava morando noutro país no dia 31 de julho de 2010 (dia anterior ao início da pesquisa). Caso a resposta seja afirmativa, o recenseador perguntará o nome da pessoa (ou das pessoas), sexo, ano de nascimento, ano no qual deixou o Brasil pela última vez e o país onde está morando.

No entanto, uma "falha" já prevista pelo coordenador técnico do Censo Demográfico do IBGE, Marco Antônio dos Santos Alexandre, é que estes dados não poderão ser computados naqueles casos nos quais toda a família migrou para o exterior e não haja pelo menos um membro para ser recenseado. Mas no próprio MRE admite-se que esses casos são bem minoritários.

Uma preocupação da equipe do IBGE relevante para o sucesso detes resultados é o de tranquilizar as famílias que tenham parentes emigrados quanto à possibilidade das informações servirem de base para que os outros países deportem brasileiros ilegais, pois segundo o coordenador técnico do Censo, o IBGE não vai divulgar nomes, não havendo risco de que outros países saiam à caça de brasileiros.

Este será o primeiro censo totalmente informatizado da história do Brasil, cujas pesquisas terminarão no dia 31 de outubro. Em dezembro, o IBGE divulgará a população total por sexo e situação de domicílios.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright 2009 AMB Magazine. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan