Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, julho 23

Apoio Federal aos Brasileiros no Exterior

Será que é desta vez que os milhões de brasileiros que residem no exterior terão mais apoios institucionais por parte do Estado brasileiro?! Sabemos que somos pouco mais de um porcento da população brasileira a viver fora do país, por isso nunca fomos uma prioridade para o Governo Federal, ao contrário de outros povos com tradições migratórias, como é o caso dos portugueses.

Os números da emigração em Portugal são expressivos - quase 1/3 de portugueses vive fora de Portugal e o país estima uma saída anual de cerca de 75 mil portugueses para outros países - e o Ministério dos Negócios Estrangeiros português têm a sua Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas para o apoio dos seus cidadãos na maioria dos países. Os portugueses têm ainda redes consolidadas de apoio/associações (Casa de Portugal) por quase todo o mundo, onde há portugueses.

Como o Brasil nunca encarou a emigração como um fenómeno relevante do ponto de vista socio-económico para o país, pelo número de brasileiros que decidem sair do país ser estatísticamente irrelevante diante do colosso continental que é a nossa população, agora, com a realidade dos mercados financeiros e o volume das remessas enviadas pelos cidadaos emigrados, parece que o Governo Federal começa a ver com outros olhos a importância dos dólares e euros que anualmente ajudam a equilibrar a balança brasileira.

Segue uma notícia da Agencia Senado que dá conta desta mudança de paradigma, ou de interesse, por parte do governo brasileiro.

Agência Senado 22/07/2010
Criação da Secretaria de Apoio a Brasileiros no Exterior aguarda votação na CRE
O projeto de lei (PLS 47/06) que autoriza o Poder Executivo a criar a Secretaria de Apoio a Brasileiros no Exterior (Seabe) aguarda votação na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Apresentada em 2006 pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO), a proposta tem como objetivo oferecer aos brasileiros residentes no exterior atenção especial por parte do governo brasileiro.

O senador argumenta que somente nos Estados Unidos vivem cerca de 2 milhões de brasileiros. "Ainda que não sejam dados absolutamente exatos, a verdade é que os dólares por eles enviados anualmente superam o valor das exportações do Brasil para aquele país. Não se trata, portanto, apenas do fator social, mas também econômico", argumenta o senador na justificativa de seu projeto.

Raupp reconhece que o governo tem demonstrado interesse pela causa dos brasileiros que residem no exterior, mas, em sua avaliação, "faltam ações políticas eficientes que produzam efeitos concretos". Para ele, a criação da Seabe seria um passo importante para o aperfeiçoamento das relações humanas, sociais e de negócios entre aqueles brasileiros e o governo, pois a instituição estaria vinculada diretamente ao Poder Executivo e teria canais políticos com o Poder Legislativo e outras instituições governamentais.

O projeto lista como atribuições dessa secretaria as remessas de dinheiro do exterior para o Brasil; incremento do comércio, viagens, investimentos, turismo e intercâmbios culturais dos brasileiros no exterior com o Brasil; criação de propostas de trabalho; implantação de agências da Seabe em cidades com grande concentração de brasileiros; auxílio jurídico para a legalização e aquisição de documentos, defesa da integridade física, da liberdade e do patrimônio dos brasileiros no exterior; dentre outras.

Em seu relatório, favorável à aprovação da matéria, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lembra que as estatísticas emigratórias são imprecisas, porque muitos recorrem à transferência ilegal para outros países. Ao cruzar dados coletados pela CPI sobre Emigração Ilegal com pesquisas do Ministério de Relações Exteriores e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o senador disse que é possível concluir que a comunidade brasileira no exterior é de quase 2,6 milhões de indivíduos, ou 1,5% da população nacional.

"Esse contingente tem direito ao auxílio consular e diplomático não apenas pelo argumento categórico do vínculo da nacionalidade brasileira que mantém, mas pelo próprio fato de que verte para o país somas importantes, alegação que apraz aos pragmáticos e não deixa, afinal, de reforçar as credenciais desses emigrados como vetores de construção da vida nacional", afirma o relator.

4 comentários:

Rosilda Portas disse...

Mesmo que fosse apenas uma pessoa, esta já mereceria todo o apoio do governo. Não deixamos de ser cidadão de pleno direito só porque um dia ousamos partir em busca de algo. Infelizmente,muitas vezes o que encontramos é pago com sangue suor e lágrimas, quantas vezes relembro o poeta ao dizer" não permita Deus que eu morra, sem que volte para lá..."
No entanto, somos transformados em números, viramos estatística e representamos dólares,
Há trinta anos iniciei uma cruzada, obtive apoio de alguns políticos e de outros que deveriam ter ajudado agiram de forma quase desumana, não só comigo, mas com muitos irmãos brasileiros.
Continuo a acreditar que num tempo que espero seja breve,o nosso governo mostre de facto que se importa com a comunidade que vive no exterior

Renata Silveira disse...

Talvez agora - e também porque as eleições estão na porta - o governo brasileiro comece a fazer mais pelos serviços consulares brasileiros no mundo. Para nós, imigrados em Portugal, interessa um atendimento em melhores condições, tanto no Consulado Brasileiro de Lisboa, que tem sido referenciado pelos piores motivos - filas intermináveis, serviços de marcação que não funcionam... - Como no Consulado do Porto, que apesar de atender um número menor de brasileiros que o de Lisboa, já começa a ficar sobrecarregado.

Unknown disse...

Por isso Brasileiros vamos exercer nossa cidadania, Votem no CRBE!
Se vc conhece algum brasileiro ou associação brasileira no exterior, divulgue o CRBE.
Eu Natasha Furtado estou candidata ao CRBE na Europa.
O Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE) é o conjunto de 16 brasileiros voluntários radicados no exterior eleitos, que manterão uma interlocução entre os brasileiros que vivem fora do país e o Governo brasileiro.
A representação será regional, havendo somente 4 representantes para Europa. È de suma importância elegerem um representante residente em Portugal.
O CRBE atuará como mecanismo de diálogo entre as comunidades brasileiras no exterior e o Governo brasileiro. Auxiliará o Ministerio das Relações Exteriores na preparação das Conferências “Brasileiros no Mundo”, acompanhará a implementação das demandas contidas na Ata de Reivindicações dos brasileiros no exterior e assessorará o MRE na definição de políticas em favor das comunidades brasileiras no exterior.

Procedimento de Votação:
Dias 1º a 9 de Novembro de 2010, no site: www.brasileirosnomundo.mre.gov.br

Conto com a vossa participação na votação!

Unknown disse...

Candidata ao CRBE
“ Formada em Turismo pela UNIFOR, com duas pós-graduações; Marketing na UNIFOR e Turismo e Meio Ambiente na UECE.

Exerci no Brasil a profissão de Professora Universitária nos cursos de Turismo, Administração de Empresas e Gestão e Organização de Eventos na FIC (Faculdade Integrada do Ceará) e FLATED (Faculdade Latino Americana).

Atualmente moro em Lamego/Portugal, presto apoio informal a brasileiros que me procuram para auxilia-los em questões documentais, administrativas, jurídicas e de integração no país estrangeiro.

Pela prática ao longo dos anos de residência é notorio que grande parte desses trabalhadores brasileiros migra desconhecendo os procedimentos para obtenção de vistos de trabalho, seus direitos e deveres em outros países, os riscos das migrações feitas de forma irregular, o perigo do tráfico de pessoas e o papel das representações consulares brasileiras no exterior.

Vale salientar que serão apenas 4 representantes do CRBE na Europa.
Natasha Furtado

Enviar um comentário

 
Copyright 2009 AMB Magazine. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan