Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, setembro 30

Eleições 2010 - Presidenciais

Neste próximo domingo (3 de Outubro) cerca de 135 milhões de brasileiros vão às urnas escolher um novo presidente para o país. E para estas eleições, a participação do eleitorado brasileiro que reside no exterior duplicou relativamente às eleições passadas (2006) quando o presidente Lula foi reeleito.

Em 2010, cerca de 200 mil brasileiros estão aptos para poder votar para Presidente da República no exterior. Em Portugal, o número de eleitores cadastrados ultrapassa os 23 mil. Número que posiciona Lisboa como a segunda cidade do mundo com mais eleitores brasileiros (12.360 eleitores), ficando apenas atrás de Nova Iorque (21.076 eleitores).


VOTAR NO PORTO

O Consulado-Geral do Brasil no Porto acolhe a quinta maior mesa de voto para os brasileiros no exterior, com 10.822 eleitores cadastrados. Para os cidadãos brasileiros que transferiram o título para votar no Porto, as Eleições de 3 de Outubro decorrerão no Hotel Ipanema e não mais no Consulado-Geral do Brasil no Porto.Esta mudança resultou justamente deste aumento de mais de 130 por cento no número de eleitores cadastrados para votar nestas presidenciais, o que obrigou o Consulado-Geral procurar um maior espaço que pudesse acolher as centenas de mesas de voto.O local de votação (Hotel Ipanema) é bastante central, próximo à Praça Mota-Galiza e relativamente perto da Rotunda da Boavista (ver mapa).

O horário de abertura das urnas vai das 8h00 até às 17h00 do Domingo, 3 de outubro. 
Não esqueça de trazer o seu título de eleitor e um documento de identificação brasileiro (com foto) - Passaporte ou Identidade. Para os eleitores que estão nas listas de votação e que ainda não tenham o título de eleitor, basta trazerem um documento de identificação brasileiro.


JUSTIFICAR O VOTO
E para o eleitor que não transferiu o título de eleitor e resida no exterior ou esteja em trânsito (turismo, por exemplo), deverá comparecer a uma embaixada ou consulado brasileiro no dia da eleição para justificar o voto. Caso isto não seja possível, para os que estão em trânsito, ainda será possível justifica-lo durante os primeiros 30 dias após o retorno ao Brasil.
O exercício do direito ao voto no Brasil é OBRIGATÓRIO para os eleitores maiores de 18 anos e menores de 70 anos. A Lei Eleitoral Brasileira prevê sanções para a não-comparecência às urnas, que vão desde a multa por não justificar o voto até a suspensão de direitos civis, como a renovação de documentos (passaporte, identidade e outras certidões) ou a suspensão de salários (no caso de funcionários públicos).

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright 2009 AMB Magazine. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan