Número total de visualizações de páginas

sábado, novembro 26

Governo lança disque-denúncia para violência contra brasileiras no exterior

Brasileiras que vivem em Portugal, Espanha e Itália agora poderão fazer denúncias de agressão por telefone. Nesta sexta-feira, o governo federal lançou em Brasília a expansão para o exterior do serviço Ligue 180, que desde 2006 fez mais de dois milhões de atendimentos a mulheres vítimas de maus tratos.


Divulgação Ligue 180

Em entrevista à BBC Brasil, a ministra-chefe da Secretaria de Políticas para Mulheres, Iriny Lopes, disse que o alvo do serviço são mulheres que sofrem maus tratos de parceiros, são obrigadas a se prostituir, trabalham em condições precárias ou são "vítimas de organizações criminosas e foram sequestradas".

"Há uma grande incidência de casos desse tipo envolvendo brasileira nesses três países. O projeto é piloto. Vamos consolidar e podemos expandir para outros países", disse a ministra, citando os Estados Unidos como possível local para expansão. O projeto foi feito em parceria com o Ministério da Justiça e o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores).


O atendimento será feito a partir do Brasil, 24 horas por dia, e as ligações são gratuitas e confidenciais. As atendentes repassarão os casos aos consulados, que irão ao encontro das vítimas e poderão acionar as autoridades locais e até a polícia dependendo da situação.

"Há um grande número de brasileiras que são vítimas de companheiros agressivos. Em outros casos, elas têm filhos que possuem apenas a nacionalidade dos países onde vivem (o que acaba prendendo as mulheres ao local). Nós vamos divulgar os números nos consulados, entidades brasileiras, aeroportos", disse Iriny.


Diplomacia

Lançado em 2006, o Ligue 180 já atendeu mais de dois milhões de mulheres em todo do país. São 130 ligações em média a cada dia.

Segundo dados da secretaria, a maior parte das mulheres que entrou em contato com o serviço no Brasil "é parda (46%), tem entre 20 e 40 anos (64%), cursou parte ou todo o ensino fundamental (46%)". Ceca de 40% delas convivem com o agressor há mais de dez anos e 87% das denúncias foram feitas pelas próprias vítimas.

No exterior, "todo o processo de providências vai respeitar os tratados internacionais, as resoluções da ONU e os acordos bilaterais do Brasil com esses países", disse a ministra.

"O Ligue 180 também vai facilitar o atendimento, já que muitas mulheres vivem em cidades distantes dos consulados brasileiros", disse Iriny.


Serviço


Em Portugal, o número é 800 800 550. Deve-se discar a opção 3 e informar o número 61-3799.0180.


Na Espanha, as vítimas de agressão devem ligar para 900 990 055, fazer a opção 3 e, em seguida, informar à atendente o número 61-3799.0180.

Na Itália, as brasileiras podem ligar para o 800 172 211, fazer a opção 3 e então informar o número 61-3799.018.


Fonte: BBC Brasil

quinta-feira, novembro 24

Divulgação cultural: Couple Coffee em São João da Madeira

Saboreie o Quarto Grão dos Couple Coffee. Nos três primeiros discos conhecemos a sua visão particular e moderna sobre os clássicos da Música Popular Brasileira, a obra de Zeca Afonso e a Bossa Nova. Entretanto, surge o desafio de comporem os seus temas e assim nasce Quarto Grão. Neste espetáculo serão interpretados os temas deste novo trabalho, disco aclamado pela crítica especializada e acarinhado pelo público. “Amor e Rock”, “Sambinha Cliché” ou “Vara de Marmelo” são algumas das muitas canções que merecem ser ouvidas com atenção.


Couple Coffee

 Quarto Grão possui nove canções assinadas por Luanda e Norton com diversos parceiros, especialmente Tiago Torres da Silva. Participações de JP Simões, Sir Scratch, José Peixoto, José Salgueiro, Múcio Sá e Scheriff.

“Com Luanda em excelente forma vocal e Norton a confirmar que é um óptimo instrumentista, com uma larga paleta de influências, a criatividade do duo tem neste disco um novo topo.” Nuno Pacheco in Público 10/12/2010


Bilhete: 8€
Paços da Cultura
Rua 11 de outubro, 89
S. João da Madeira
Tel:  256 827 783

Consulado itinerante em Braga, 26 de novembro

segunda-feira, novembro 21

Encontro Mundial de Mulheres Portuguesas na Diáspora

A Associação Mulher Migrante, com o apoio da Câmara Municipal da Maia e com o Alto Patrocínio do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, promove o Encontro Mundial de Mulheres Portuguesas na Diáspora, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no Fórum da Maia.

A História, a Memória e o Devir vão ser os temas em debate.


Veja o programa completo no site:


http://www.acidi.gov.pt/calendario/eventos/visualizar-evento/4ebbfec6ef186/encontro-mundial-de-mulheres-portuguesas-na-diaspora-

quinta-feira, novembro 17

ACIDI vence Prémio Europeu de Boas Práticas

O Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) venceu hoje, em Maastricht, o Prémio Melhores Práticas na Administração Pública 2011 (EPSA 2011), organizado pelo Instituto Europeu da Administração Pública (EIPA, na sigla inglesa).

Prémio Melhores Práticas na Administração Pública 2011 (EPSA 2011)

De entre os cinco finalistas na categoria “Alargar o Sector Público através da Governação Participativa” – a EIPA justificou a atribuição do prémio EPSA 2011 ao ACIDI pelo seu projecto Envolvimento da Sociedade Civil no Acolhimento e Integração dos Imigrantes, por considerá-lo “uma notável história de sucesso da vontade governativa no domínio da integração de imigrantes” e pelo facto de “ter conseguido unir esforços de instituições públicas e associações de imigrantes, criando um quadro legal para assegurar esta cooperação, o que constitui um acção inovadora no campo das políticas de migração”.


“Este prémio é o reconhecimento do trabalho de inúmeros parceiros que em conjunto com o ACIDI têm ajudado na integração dos imigrantes, na inclusão social de crianças e jovens e na sensibilização para o diálogo intercultural e inter-religioso. É um reconhecimento, mas sobretudo, uma enorme responsabilidade por termos de fortalecer diariamente estes laços, valorizando o papel de cada um, em prol de um país mais plural”, salientou a Alta-Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rosário Farmhouse, após a atribuição do Prémio.


O projecto do ACIDI afirmou-se com especial relevância para o júri por evidenciar “o reforço o papel da própria sociedade, ao estabelecer parcerias com mediadores socio-culturais com experiência nesta área”. Prova da importância deste trabalho, é o facto de várias iniciativas neste âmbito contarem com o apoio da Comissão Europeia, incluindo o Fundo Social Europeu.

Marcha pelo fim da violência contra as mulheres

A UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, o Movimento SlutWalk Lisboa e a ComuniDária – Associação de Integração de Migrantes e Minorias Étnicas encontram-se a organizar no próximo dia 25 de Novembro 2011, no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, no Largo Camões em Lisboa, às 17h00. Participe na marcha ou, se não puder, divulgue esta causa.

"Embora sejamos contra todas as formas de violência, decidimos destacar a violência que atinge as mulheres, porque elas constituem 90% das vítimas." UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta.
Mais informações em:


quarta-feira, novembro 16

Formação gratuita: Educação Intercultural

A Socialis - Associação de Solidariedade Social, através do CLAII Maia (Centro Local de Apoio à Integração do Imigrante) - convida a todos a participar numa formação intitulada "Educação Intercultural", a ser realizada no dia 25 de novembro, na Câmara Municipal da Maia, cujo objectivo principal consiste na reflexão sobre a aprendizagem intercultural como um processo transformativo das nossas próprias práticas pessoais, profissionais e académicas.
Esta formação destina-se a pessoas/Instituições empenhadas no processo de acolhimento de imigrantes: mediadores sócio-culturais, voluntários, profissionais de intervenção social em geral, associados de ONG's, associações e instituições de solidariedade social.

Tendo em conta a lotação do espaço, todas as inscrições terão de ser confirmadas, pelo que será considerada a data de recepção das inscrições, através do site ou via e-mail com indicação de nome, profissão, habilitações académicas e contacto.

socialis.maia@gmail.com
www.socialis.no.sapo.com


terça-feira, novembro 15

A Questão da Saúde e o Imigrante, sessão informativa

Procurando atender às necessidades de informação da comunidade brasileira e da comunidade imigrante em geral, a Associação Mais Brasil realizará na próxima sexta-feira, 18 de novembro, uma sessão informativa na área da saúde que será dada por Fátima Guedes. A sessão é aberta e com inscrição gratuita.

Pede-se a gentileza de antecipar as inscrições enviando nome e n. de telemóvel pelo email: geral@maisbrasil.pt ou pelos telemóveis  93 395 4343  /   91 104 8199.



Tema: A  questão da saúde e o imigrante
Data: 18/11/2011
Hora: 15h
Local : Centro Comunitário São Cirilo
Rua Barão de Forrester 968, Porto


Artigo de jornalista portuguesa reflete momento da imigração em Portugal

Este artigo de Clara Ferreira, do semanário Expresso, de agosto deste ano, fala sobre o possível êxodo de parte da comunidade brasileira em Portugal.
Um ponto de vista interessante, dentre muitos, sobre a imigração em Portugal perante a crise atual.

Artigo de Clara Ferreira Alves, semanário Expresso de 13 de agosto de 2011.

terça-feira, novembro 8

Sessão informativa: Interculturalidade

Procurando atender às necessidades de informação da comunidade brasileira e da comunidade imigrante em geral, a Associação Mais Brasil realizará, no dia 11 de novembro, uma sessão informativa na área da  Interculturalidade  que será dada por Claudia Henriques (Associação Pontos Nos Is) de Moçambique, com informações sobre a cultura e tradições do seu país de origem.


Data: 11 de novembro
Hora: 15h
Local : Centro Comunitário São Cirilo
Endereço: Rua Barão de Forrester, 968 - Porto

Sessão aberta com inscrição gratuita.

Favor antecipar as inscrições enviando nome e n. de telemóvel pelo email: geral@maisbrasil.pt ou pelos telemóveis  93 395 4343  /   91 104 8199

segunda-feira, novembro 7

Passatempo: MMA em Matosinhos - "Cage Fighters"

Matosinhos vai dar luta!
É já no próximo dia 13 de novembro, às 18 horas, que o Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos vai receber a primeira edição de "Cage Fighters" - gala internacional de Artes Marciais Mistas.

Durante cerca de quatro horas, 16 atletas enfrentam-se na cage, um octógono de 9,5 m de diâmetro. A gala é composta por oito lutas (com três rounds de cinco minutos), três das quais protagonizadas por lutadores de renome internacional (Ronnys Torres vs Wanderson Silva, Giovani Diniz vs Helson Henriques, Diego Marlon vs Denis Araújo).


Passatempo "Cage Fighters": a AMB vai oferecer ingressos num passatempo que será divulgado amanhã, 08 de novembro, no nosso perfil do Facebook. Fiquem atentos!
Conhecido por MMA (Mixed Martial Arts), este desporto de combate usa técnicas provenientes de várias artes marciais, como sejam o Muay Thai, o Kickboxing, o Boxe e oJiu Jitsu.

Hoje em dia o MMA é um desporto de alta performance, para além de ser um verdadeiro espetáculo de entretenimento, cujo número de fãs triplica anualmente em todo o mundo. 
Saiba mais no site: www.cage-fighters.eu/

terça-feira, novembro 1

Projeto "Saúde e Cidadania: Disparidades e necessidades interculturais na atenção sanitária às mães imigrantes"

O artista brasileiro Pedro Lucena no Espaço Anémona

O artista plástico Pedro Lucena fará a sua vernissage no Espaço Anémona, dia 5 de novembro, a partir das 16h00. Às 21h00, o artista apresentará o workshop "A natureza do desenho", no qual abordará temas como o processo de criação, a importância da observação in loco para o trabalho artístico e as vivências na Ilha do Ferro.
Segundo o cineasta René Guerra, "a construção simbólica em Ciscos mostra uma natureza presente tanto no ambiente quanto na matéria que constitui os corpos. No primeiro aspecto a nossa materialidade é feita de restos, galhos, folhas, musgos, pó. Depois esse sentimento de união se reparte numa relação entre o selvagem e o estrangeiro." 
Convite exposição Ciscos
Espaço Anémona: Travessa de Cedofeita, n° 62, Porto.

Entrada gratuita.

Serviço público: PortoG

Abaixo, segue a newsletter de outubro da Porto G com informações úteis e contactos para atendimento anónimo e gratuito.

 
Copyright 2009 AMB Magazine. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan